Algumas dicas simples podem te ajudar a construir uma audiência qualificada e aumentar sua relevância. Confira.
O que é ser influente em tempos de Web 2.0? Uma pesquisa recente da Associação para o Avanço da Inteligência Artificial mostra que ter uma base de seguidores enorme no Twitter não é o suficiente para determinar o grau de relevância de um indivíduo. O que a pesquisa indica é que a influência de uma pessoa no Twitter está muito mais ligada ao conteúdo que ela compartilha do que com o número de pessoas que a seguem.Então, nestes termos, como fazer para aumentar a relevância no Twitter? Como já vimos, a pesquisa aponta que o conteúdo é chave. Por isso, é importante focar no compartilhamento de conteúdos relevantes. A seguir, te damos algumas dicas de como fazer isso.
Sigam-me os bons!
A primeira coisa a fazer é seguir as pessoas certas. Você pode começar por aquelas que você já conhece, seus amigos, colegas etc., mas procure também por pessoas relevantes em seu mercado. Em seguida, observe quem são os usuários com quem essas pessoas interagem, quem eles retwittam; com isso, você começa a expandir sua base de referências e fontes de informação.
Encontrando conteúdo relevante
Como já falamos nas dicas para blogs, o ideal é manter o foco em um assunto que você goste e domine. Você começou a seguir algumas pessoas-chave neste mercado, certo? Elas podem ser uma excelente fonte de informações, fique atento ao que compartilham. Outra opção, igualmente importante, é monitorar hashtags e palavras-chave de um determinado assunto, e assim encontrar conteúdos complementares – e, talvez, mais pessoas legais de seguir. Acompanhe também outros blogs e sites sobre o assunto escolhido para aumentar sua base de referências.
Como compartilhar esse conteúdo
Uma vez encontrado o conteúdo, é hora de pensar na melhor maneira de publicá-lo para seus seguidores. A forma mais simples é retwittar um post que outra pessoa tenha publicado ou utilizar a ferramenta de publicação automática para Twitter que a maioria dos blogs possui atualmente. No entanto, você pode ir um pouco mais além: procure uma citação interessante dentro do artigo escolhido ou sintetize o assunto no twitt, mostrando aos seus seguidores por que é importante que eles leiam aquilo. Esta não é a opção mais fácil, mas isso mostra que você está de fato selecionando conteúdos interessantes, e não somente replicando a opinião de outros.
Sobre técnicas de compartilhamento, sugerimos a leitura deste texto do Marco Gomes sobre como escrever um bom post no Twitter.
Interagindo com os followers
Outro dos fatores que definem a relevância no Twitter é o engajamento. Afinal, não adianta ter esse trabalho todo e falar para as paredes, não é? Felizmente, o Twitter oferece diversos recursos para iniciar conversas. Retweet posts de outras pessoas com comentários, dê replies comentando os tweets de quem você segue, peça opiniões, indique pessoas, agradeça comentários… Enfim, as possibilidades são inúmeras, apenas tome cuidado para não ser muito invasivo e nem transformar sua timeline em spam. O bom-senso é imperativo.
Não leve tudo tão a sério!
Isto não significa que você precisa parar de publicar piadas e amenidades em seu Twitter – afinal, ele é seu. Mesmo que você siga as dicas acima à risca, eventualmente alguém vai deixar de te seguir, e isso não é pessoal. Significa apenas que a pessoa não está afinal tão interessada no tipo de assunto que você compartilha e, por um lado, isso é bom, pois ajuda a refinar sua audiência. O importante é focar seus esforços naqueles que estão interessados em te ouvir. E, acima de tudo, não esqueça de se divertir. ;)
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