Saber escrever e bem é uma das características essenciais para jornalistas e redatores, mas no ambiente online algumas características mudam. Além de hiperlinks surge uma nova modalidade, denominada SEO (Otimização em Ferramenta de Busca).
O SEO são adequações de uma página ou de um site inteiro, para que ele possa ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. Proporcionando assim, maiores acessos gratuitos.
Ao procurar no Google, por exemplo, por “publicidade online“, o primeiro site a aparecer na parte gratuita (orgânica) é o nosso. Isso porque ele está adequado dentro dos parâmetros de SEO. No caso dos textos produzidos em site de noticias, em um blog, ou mesmo em redes sociais, algumas ferramentas ajudam o texto aparecer em melhor posição no site de busca.
Eis algumas dicas para que seu texto possa ser melhor visto.
Abuse das palavras-chaves
Utilize palavras-chaves que os usuários mais buscam na web. Como saber?
O Google AdWords oferece uma ferramenta de busca por palavras-chaves. Por exemplo, ao digitar redes sociais, ele mostra os índices que as palavras foram mais buscadas. Com isso, é possível saber o que as pessoas buscam para encontrar conteúdo similar ao que você oferece.
A força dos títulos
O título que sempre carregou o peso maior nos textos, na web não é diferente.
Neste caso, utilize duas regras:
- Defina o título do seu texto, digite-o no site de busca e veja quantos títulos apareceram similar ao seu. Havendo igualdade, modifique-o de forma que ele possa ser único.
- Coloque palavras-chaves no título e nas tags.
Subtítulos dentro do texto
Os chamados H2, H3, H4 (etc) são os cabeçalhos (sub-títulos) que ficam dentro do texto. São importantes pois funcionam como “um olho” ou linha fina do texto. Aqui também se utiliza as palavras-chaves.
Negrite palavras
Negrite palavras com forte potencial de referência ao seu texto. Exemplo: se o seu assunto for sobre marketing digital, destaque as palavras que levem o leitor a ele, como marketing, digital, mídia, Internet, entre outros.
Pois isto, ajuda os sites de buscas a reconhecerem seu texto.
Imagens e vídeos
Além de escolher uma boa imagem ou vídeos que ilustrem muito bem seu texto, é importante nomeá-los com palavras-chaves através do atributo “alt”. Pois assim seu post pode ser encontrado também quando o usuário pesquisar por palavras-chaves em imagens.
A importância do Link Building
Significa “Construção de Links“, ao colocar hiperlinks numa determinada palavra chave, proporciona-se mais informações caso o internauta clique e seja levado para outra página ou site.
Como o google entende que o site ou página que recebeu o hiperlink é uma referência, ela ganhar credibilidade e sobe nas posições das páginas do Google.
Interação cativa ao leitor
Ao final de cada texto lance uma pergunta interativa e instigante ao seu leitor. Isso o fará a se sentir motivado a participar com um comentário e até mesmo a voltar outras vezes a seu blog ou site.
Disponibilize RSS ou Newsletter
Adicione o RSS e/ou Newsletter ao seu site/blog, pois assim o leitor pode receber em seu e-mail avisos de novas atualizações de seu veículo.
Divulgue um excelente conteúdo
De que adianta um texto maravilhoso com super conteúdo, se ninguém sabe que foi escrito?
Afinal, não dá para ficar esperando alguém buscar pelas palavras-chaves e por sorte cair no seu texto. Utilize as redes sociais para divulgá-lo, isso faz com que os usuários possam compartilhar o conteúdo e assim seu texto se torna cada vez mais relevante aos sites de busca.
Estas dicas auxiliam para que seu texto seja bem visto nos sites de buscas, mas não pode deixar de lado o conteúdo relevante do seu texto. Ele pode aparecer em ótimas posições no Google, mas se você tentar enganar o leitor com palavras-chaves que não condizem com seu assunto, sua página terá rejeições.
Pois o leitor acessará seu texto, mas não será o conteúdo que ele procura.
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