terça-feira, 13 de setembro de 2011

Posicionamento em Mídias Sociais – Parte 1: Medindo resultados


Numa série de posts que inicio hoje, registro uma reflexão sobre como as mídias sociais podem efetivamente mudar a maneira de se pensar e fazer marketing nos dias de hoje.
O primeiro post trata de medição de resultados e quebra de paradigmas. Afinal, em um mundo corporativo onde as métricas são diretamente relacionadas às cifras, mudar o discurso para “o valor do engajamento” não é uma tarefa simples.
Vantagens da Mídia Digital
Um dos grandes pontos de vantagem no uso da internet como mídia para ações de marketing e negócios é seu poder de avaliar resultados. Acompanhar estatísticas de acessos, repercussão de campanhas e mesmo fontes ou palavras-chave usadas por seus usuários para chegarem até você é um grande diferencial e o “ouro” da era digital.
Cada ação criada e lançada nesse mar de informações, é capaz de gerar muitos insumos para tomada de decisões estratégicas, mas para isso é muito importante saber como refinar e utilizar esses dados.
Hoje é possível termos acesso a informações comportamentais e de consumo nunca antes possibilitada sem uma pesquisa bem elaborada e muita dedicação. Porém, a grande sacada está na capacidade de cruzar essas informações com as já existentes nas empresas para assim traçar planos de ação.
Dificuldades em embarcar no mundo digital
Ok, um mundo de possibilidades aberto e acessível pra todo mundo. Porém, fica a pergunta… Porque não mergulhar de cabeça e sem medo nesse universo?
Certamente, uma das grandes dificuldades é a falta de profissionais preparados, com habilidades específicas que misturem o pensamento analítico com o olhar do marketing. Mais uma vez, o profissional de internet tem que mesclar o humano x exato buscando um equilíbrio entre as duas vertentes.
Outro ponto é o foco em resultados financeiros. Se analisarmos o funcionamento desse canal, vamos perceber que podemos ir muito mais além, pois temos pessoas consumindo, buscando e trocando informações, se expressando e muitas vezes gritando por ajuda para resolver seus problemas.
Ao invés de pensar na linha do marketing tradicional, a percepção que as redes sociais podem tornar o próprio consumidor como um canal de vendas, divulgação e relações públicas de uma marca ainda não é uma percepção clara.
Quais passos podem ser tomados?
Empresas já bem sucedidas nesses canais podem ter tomado seguido o seguinte caminho:
1. O primeiro degrau é saber o que fala e onde se concentra o público-alvo. Acompanhar, descobrir suas características e pontos de interesse vão ser de grande ajuda no estabelecimento de uma comunicação efetiva com essas pessoas.
2. Conteúdo relevante e interatividade são os próximos passos. Levar a esse público o que tem gostariam de saber, engajar e literalmente conversar com essas pessoas para assim criar uma comunidade ativa em torno de sua marca.
3. Consequência de todo o trabalho de compreensão e interação, as vendas ganha espaço entre os usuários digitais. Entenda, ela não foi o primeiro passo da estratégia e sim o resultado das ações citadas anteriormente.
A medição de resultados nesses canais vai muito além das cifras que eles poderão gerar. Agregar valores positivos a sua marca, ganhar recomendações espontâneas de seus clientes, fortalecer seus valores, são índices imensuráveis que vão somar e muito nos “resultados” de suas ações.

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