terça-feira, 13 de setembro de 2011

Empresas lucram e se aproximam de clientes com as redes sociais


Anunciar produtos e serviços para milhões de consumidores, estreitar relacionamento com clientes, interagir com eles e até mesmo ser divulgado de forma espontânea. Todas essas atrativas e lucrativas possibilidades estão disponíveis para as empresas em redes sociais como Twitter, Orkut e Facebook.
Apesar do boom desses sites, muitas marcas no Brasil ainda não despertaram para essa eficaz estratégia de marketing. Enquanto isso, nos EUA, algumas comemoram lucros de milhões de dólares. “Ainda há falta de interesse, visão e conhecimento. Hoje em dia, dificilmente uma pessoa não está em ao menos uma dessas redes. Então, mesmo que um empresário não se simpatize com esses sites, ele precisa entender que os consumidores estão lá”, afirma Almir Rizzatto, diretor da RZT Comunicação, empresa que presta serviços de marketing digital, entre outros.
O grande atrativo das redes sociais é que elas são espaços públicos, gratuitos e onde estão milhões de consumidores. No Brasil, somando-se Twitter, Orkut e Facebook, o número de usuários ultrapassa 40 milhões.
“Fica difícil imaginar oportunidade mais atrativa para as empresas divulgarem seus produtos e serviços, fortalecer a marca e agregar novos clientes”, completa Almir Rizzatto.
Monitoramento
Não basta a empresa se comunicar nesses sites de relacionamento; é preciso também monitorar. A RZT Comunicação, por exemplo, oferece o serviço chamado Administração e monitoramento de redes sociais.
“O monitoramento é fundamental para acompanhar o que estão falando sobre a sua marca e interagir com os usuários”, diz Almir Rizzatto.
Conferir de perto os comentários é importante também para ver se há críticas. “É a forma mais ágil para a empresa ouvir o cliente, saber se ele está satisfeito, se há alguma rejeição… E só o fato de você responder a esse consumidor e demonstrar que está interessado em sua opinião pode reverter o quadro.”
Serviço terceirizado
Manter as redes atualizadas, monitorar e interagir com seguidores, amigos ou fãs requer tempo e qualificação. Por isso, a RZT Comunicação conta com ferramentas específicas e oferece o serviço a empresas de todos os segmentos.
“É importante se comunicar de forma correta, cordial e sem erros de português, por exemplo. Afinal, é a marca que está ali, em jogo, exposta a milhões de internautas”, lembra Almir Rizzatto.
O diretor explica ainda que, na RZT Comunicação, ao final do mês os clientes recebem gráficos com os dados coletados através do monitoramento, com classificação por polaridade (comentários positivos, negativos ou neutros). “Isso é fundamental para analisar o trabalho e criar novas ações de marketing nessas redes.”
Fonte: Administradores.com.br

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