Em julho desse ano o Twitter comprou uma start-up especializada em análise de links chamada BackType. Desde então surgiram os primeiros indícios de que haveria uma ferramenta desse tipo integrada ao próprio Twitter. Hoje essa ferramenta foi finalmente anunciada, convenientemente, pelo próprio fundador do BackType, Christopher Golda.
Outro detalhe essencial da ferramenta é a proteção contra serviços automáticos e contas de spammers: o Web Analytics vai desconsiderar ambos. A ferramenta está disponível agora para um seleto grupo de perfis de sites e vai ser disponibilizada para mais donos de páginas da web ao longo das próximas semanas. Ele também terá uma API própria para que serviços de análise de links angariem dados da ferramenta.
Quem não deve estar muito feliz com essa ferramenta são os encurtadores de links que oferecem a opção de visualização de estatísticas, como o Migre.me e Bit.ly. Já que o Twitter tem o seu próprio encurtador t.co e o usa para angariar os dados do Web Analytics, os usuários da rede podem se sentir menos motivados a usar um encurtador de URLs diferente.
Via Twitter Developers
Twitter Web Analytics (Foto: Reprodução)
Chamada de Twitter Web Analytics, a ferramenta vai medir a quantidade de clicks que um determinado link teve na rede e exibir esses dados em um gráfico em barra que varia entre dados do dia, de uma semana ou de um mês. Ele também deve medir a eficiência do Tweet Button em um site, bem como medir quanto de conteúdo de um site está sendo compartilhado na rede social.Outro detalhe essencial da ferramenta é a proteção contra serviços automáticos e contas de spammers: o Web Analytics vai desconsiderar ambos. A ferramenta está disponível agora para um seleto grupo de perfis de sites e vai ser disponibilizada para mais donos de páginas da web ao longo das próximas semanas. Ele também terá uma API própria para que serviços de análise de links angariem dados da ferramenta.
Quem não deve estar muito feliz com essa ferramenta são os encurtadores de links que oferecem a opção de visualização de estatísticas, como o Migre.me e Bit.ly. Já que o Twitter tem o seu próprio encurtador t.co e o usa para angariar os dados do Web Analytics, os usuários da rede podem se sentir menos motivados a usar um encurtador de URLs diferente.
Via Twitter Developers
Nenhum comentário:
Postar um comentário