segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Netflix chegou com tudo ao Brasil?

Nesta segunda-feira, a Netflix passou a oferecer oficialmente no Brasil o seu serviço de streaming de filmes, séries e programas de TV. O lançamento faz parte da expansão internacional da empresa.
Apesar de enfrentar problemas dentro de casa, nos EUA, com fornecedores de conteúdo e operadoras, a Netflix começa a sua expansão com algumas vantagens, como o fato de fechar acordos regionais e não de país em país de licenciamento de conteúdo .
No exterior, a Netflix é apontada como uma das principais responsáveis pela diminuição da pirataria de filmes ao oferecer uma experiência melhor que os “sites ilegais de downloads”.
Na prática, a versão brasileira do Netflix perde em catálogo (a previsão é de no máximo 8 mil títulos) e em qualidade das imagens (os vídeos estão em baixa resolução).
Ganha em facilidade de uso e o fato de ser “device agnostic” – poder acessar o conteúdo de praticamente qualquer dispositivo (Xbox ainda não está disponível)
O preço é de R$ 14,99/mensal. Serviços nacionais oferecem quase o mesmo por preços mais baixos, porém, tenho dúvidas se a Netflix entrou no mercado brasileiro para concorrer em custo.
Ainda é cedo para afirmar que a Netflix terá sucesso no Brasil. O Brasil é a primeira experiência da Netflix fora dos Estados Unidos e do Canadá. A empresa começou a operar por aqui nesta segunda-feira. Concorrentes nacionais alertam para as diferenças culturais.
Vale lembrar que a WalMart, toda poderosa do varejo, enfrentou diversos problemas culturais quando entrou no mercado brasileiro – layouts de lojas inadequados, além de ofertas de produtos não condizentes com a demanda brasileira.
O que fica evidente com a entrada do Netflix é que, não somente lá fora, mas aqui, no Brasil, o mercado de entrega de conteúdo de TV via internet está em disrupção. Google TV e a Apple TV (que, diga-se de passagem, tem o melhor catálogo) prometem expandir seus serviços para outros países.
Um cenário que promete fortalecer antigos players, mas inserir novas empresas no mercado.

Publicado por Tiago Dória

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