Estão falando mal da sua marca, você sabia?
Com as novas funcionalidades das ferramentas de monitoramento, hoje em dia as empresas têm mais condições de obter análises eficientes sobre o mercado e seus clientes, conseguindo mensurar sua imagem na web.Os consumidores passaram a ter maior poder de barganha e conquistaram um poder que auxilia na viralização das empresas. Mas muito cuidado, as empresas devem ter consciência de que o consumidor atinge inúmeras pessoas através de recomendações, indicações, elogios e críticas nas mídias sociais. E que essas últimas podem acabar com todo um Plano de Negócio.
Foi, então, por conta da necessidade de saber o que está sendo falado, quem está falando e o porquê de se estar falando sobre determinado assunto, que as marcas começaram a investir em monitoramento em mídias sociais.
Agora, você deve estar se perguntando: ok, isso tudo eu já sei, mas e a receita do bolo? Como eu faço para monitorar minha marca/empresa? Não existe receita pronta de como pensar estrategicamente, de como monitorar as mídias sociais. Mas, há uma luz no fim do túnel. Existem diversas ferramentas que medem e avaliam tais menções e ainda auxiliam na tomada de decisões frente a estes consumidores.
Essas ferramentas possibilitam às empresas o conhecimento de sua reputação online e um relacionamento muito mais ágil com seus clientes. As ferramentas também geram relatórios e, consequentemente, um maior conhecimento do mercado e dos consumidores de cada marca. Separamos duas matérias sobre o assunto, com ferramentas testadas e aprovadas:
8 ferramentas para monitorar as Mídias sociais – http://bit.ly/aQTjl0
Ferramentas gratuitas – http://bit.ly/eI7GX6
Monitorei, descobri quem são os evangelistas da minha empresa e quem são os geradores de crise, e agora?
Já ouviu falar sobre Marketing de Relacionamento, como estratégia de Gestão de Crise e Branding? Pois bem, senta que lá vêm as dicas. Com a necessidade de se ter dados mais aprofundados nos relatórios de monitoramento, algumas ferramentas foram aperfeiçoadas e hoje, conseguem identificar, cadastrar e extrair relatórios com inúmeras informações dos usuários, como cidade, estado, sexo, nome, idade, telefone, e-mail, empresa que trabalha, cargo e outras observações que, se mencionadas nos perfis de mídias sociais, podem agregar características aos usuários.Não é utopia, é realidade. Trata-se da ferramenta Seekr, que dá vida ao SRM ou Social Relationship Management. Lembra algo? Sim, é o CRM das mídias sociais, que proporciona às empresas conhecer as motivações do consumidor ao comprar os seus produtos, suas críticas e sugestões.
Depois, é só investir em um Plano de Relacionamento e encantar seu consumidor, diria Gustavo Jreige.
“Se você não conhece, você não mede… então estude!”
SAC: Sou uma empresa pequena/média e antes de adquirir o pacote de monitoramento de alguma ferramenta mais complexa, ou seja,paga, queria fazer uns testes. #Comofazer?O primeiro passo é conhecer as ferramentas de search existentes; as das próprias mídias sociais mesmo. Saber onde procurar é essencial!
Twitter – http://twitter.com/
Google Blog Search - http://blogsearch.google.com/
Facebook – http://www.facebook.com/search
Youtube – http://www.youtube.com/
Flickr – http://www.flickr.com/
Em seguida, é preciso entender a lógica de buscas. Por que aparece o tweet de uma pessoa ‘x’ e não o de ‘y’? Se esse assunto lhe desperta interesse, veja esse vídeo e/ou leia este texto.
Próximo passo, levantar as palavras-chave. O que você vai buscar? As palavras podem ser institucionais, produtos da marca, palavras de concorrentes, palavras de mercado ou palavras gerais, relacionadas a sua empresa.
Por fim, classificar os resultados. O comentário/foto/vídeo/ é positivo, negativo ou neutro?
Aliás, por fim classificar nada. Por fim, reunir todos os dados e tomar decisões tendo em vista o monitoramento feito. Que tal uma ação digital para melhorar sua imagem, aumentar o awareness da sua marca, vender? Que tal aprender a se comunicar com seu público, incentivar seus funcionários ou passar a vender na internet? Se alguma dessas idéias passarem por sua cabeça, já sabe, pode contar com a gente. =)
(dicas do @EstevaoSoares, que palestrou sobre Métricas e KPIs no #smbr2011)
Quer monitorar Fan Pages? socialbakers.com
Criar promoções através de geolocalização? Geotoko.com
Monitorar ‘locations’? sproutsocial.com
Conhecer metodologias e interpretação dos principais fornecedores de dados digitais? http://bit.ly/jQsY5H
Medir influência? peerindex.net ou empireavenue.com
Descobrir um pouco mais sobre soluções de monitoramento? http://wiki.kenburbary.com/
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