terça-feira, 16 de agosto de 2011

Tendência: Ofertas de localização por celular



O mundo das aplicações móveis continua crescendo num ritmo alucinante. Se 2010 foi o ano das notificações ”push” e “alertas em tempo real,” 2011 será o ano do conteúdo localizado. Vou apresentar essa tendência que já está tomando conta do mercado de aplicativos móveis.

A explosão da tecnologia de localização foi revolucionária no mundo das apps. Agora que os consumidores estão se familiarizando com essa linguagem e incorporando o check-in em sua rotina, utilizamos essas informações de localização para entregar atualizações personalizadas e relevantes através de alertas.
Apesar do numero de aplicativos e serviços que suportam as experiências de geolocalização ainda ser baixo, essa abordagem já está madura para crescer e se inserir cada vez mais no contexto dos consumidores. Já é comum em São Paulo chegar em bares, restaurantes, padarias e encontrar avisos de promoções para usuários de redes como Foursquare. Em uma padaria por exemplo ao dar um check-in o cliente leva um pão exclusivo.
Serviços baseados em localização como  Foursquare, Gowalla e Facebook Locais estão investigando maneiras de permitir que os usuários saibam que ofertas estão disponíveis em sua localização. Empresas como Groupon também estão procurando maneiras de alertar os usuários sobre promoções acontecendo na vizinhança.
Receber ofertas, participar de promoções, em tempo real no local onde estamos de forma personalizada com comentários de outros participantes pode ser o sonho de consumo para marcas, agencias e toda a cadeia de negócios por traz dessa mecânica. Mas essa chuva de notificações pode não agradar a maioria dos consumidores. O desafio dessa nova onda é aproveitar essa base de informação e disponibilizar o conteúdo de forma surpreendente e inovadora para atrair o interesse das pessoas e não se tornar um grande inconveniente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário